quarta-feira, 17 de abril de 2013

Amando a Deus, como seus grandes servos.


Lendo a Bíblia, fico impressionada com a unção derramada sobre alguns servos de Deus! Elias, Pedro, Paulo, Davi; entre tantos outros. Tendo isto, há alguns dias atrás pensei: "Essa unção e todos os milagres produzidos através deles, não provinham apenas da graça de Deus; havia intimidade com Deus na vida de cada um desses homens." Mas se foram usados abundantemente por Deus, e isto não vem apenas de um chamado Divino, nem apenas da graça de Deus; de que modo podemos observar esta intimidade; afinal, quais características espirituais tinham estes homens de Deus?

Elias, por exemplo, mostrava-se um servo zeloso: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram teus profetas à espada..." (1Rs 19:14). Elias não se conformava com a idolatria predominante em Israel; até que, ousadamente, Elias desafiou os profetas de Baal no Monte Carmelo e os derrotou (1Rs 18:22-40).
Abraão também é um grande exemplo à ser seguido: A Bíblia diz que "pela fé, Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho, embora Deus lhe tivesse dito: "Por meio de Isaque a sua descendência será considerada." Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos; e figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos" (Hb 11:17-19). Em Gênesis, a Bíblia diz ainda que quando Isaque perguntou ao pai onde estaria o cordeiro para o holocausto, Abraão disse que Deus mesmo haveria de prover o cordeiro (Gn 22:7-8). Percebe-se uma grande fé na vida de Abraão; tamanha fé, que a vida deste profeta é demonstrada em Hebreus 11: "Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa (Hb 11:8-9).
E o que falar de Pedro, que após haver negado o próprio Cristo, dá início a um ministério de grande peso ao Reino de Deus? Para mim, uma das passagens mais impressionantes de Atos, é onde a Bíblia diz que "o povo também levava os doentes às ruas e os colocava em camas e macas, para que pelo menos a sombra de Pedro se projetasse sobre alguns, enquanto ele passava (At 5:15). Isso sem entrar em detalhes de tantos outros milagres e conversões a partir da vida do apóstolo! O sermão de Pedro que somou cerca de três mil pessoas que aceitaram Jesus e foram batizados (At 2:41); a cura de um mendigo aleijado (At 3:6); o discernimento Divino de Pedro ao dizer à Ananias que Satanás o havia enchido o coração por guardar para si uma parte do dinheiro de sua propriedade (At 5:3), entre tantos outros milagres e disciplinas espirituais que podemos observar na vida do apóstolo!
Paulo também é um exemplo à seguirmos! Passou por provas tão duras, experimentou condições de vida tão difíceis, e em Filipenses está escrito que Paulo aprendeu a adaptar-se em toda e qualquer circunstância (Fl 4:11); "Sei o que é passar necessidade, e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade (Fl 4:12). Em seguida, Paulo diz: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fl 4:13). Paulo sabia exatamente o que era ter um coração dependente de Deus e o que era confiar em Deus e ser agradecido independente de sua condição. Suas humilhações por causa do Nome de Cristo, levaram Paulo a contentar-se com o que tinha, e ainda, mais do que isso: a experimentar a humildade esperada pelo Senhor!
Paulo era ousado, destemido, de uma intrepidez santa! Orava e entoava louvores com os pés presos à um tronco, após ter recebido duros açoites (At 16:22-24); foi apedrejado e tido como morto, mas no dia seguinte partiu para Derbe onde fizeram muitos discípulos (At 14:19-21), indignou-se profundamente com a idolatria em Atenas (At 17:16), entre tantos outros bons exemplos descritos na Bíblia.
Davi, um homem segundo o coração de Deus; inspirado ao escrever belíssimos salmos que tratam de seu relacionamento com Deus, sua fé, seus temores, suas vitórias sobre o inimigo. Um coração puro em amor pelo Senhor. Um homem de oração, de súplicas, de jejuns. Vemos na vida de Davi, muita intimidade com Deus. Muitas orações, muita intimidade. Davi era rei e sabia da importância que havia em buscar a Deus para sua vida e consequentemente para o seu povo.

Certamente, há muito o que aplicar às nossas vidas através destes grandes homens de Deus! Isso sem citar Moisés, Samuel, Jeremias, Rute, entre tantos outros bons exemplos!

Consigo perceber a constante presença da fé, que tornava possível a cura de enfermos, a expulsão de demônios, a confiança na Palavra proferida pelo Senhor, como no caso de Abraão. Percebo a ousadia santa, impulsionada pelo prazer em acrescentar vidas ao Reino, o zelo fervoroso que desprezava a idolatria, advertia invasivamente os idólatras, os pecadores, os perdidos desse mundo! Sem falar do amor! O amor a Deus que produzia toda a espécie de diligência, confiança, autoridade, ajuda, comunhão! A essência de todos os frutos gerados, dos milagres concedidos, de todo o discipulado dos apóstolos, das maravilhas que eram experimentadas; tudo provinha do amor de Deus pelas almas, do amor desses servos à Deus e depois às almas; tudo provinha do maior e mais relevante: o amor.

Busque esse amor. Resgate a essência, viva o amor de Deus! Você precisa; as almas precisam; Deus espera mais de nossos corações!
Na vida desses homens de Deus, por exemplo, havia a fé que curava, operava incontáveis maravilhas, havia a esperança de cumprir o chamado, levar vidas à Cristo, de aguardar a eternidade junto de Deus; mas lembre-se do que a Bíblia diz: que "o maior destes é o amor" (1Co 13:13).

Lembre-se também: foi o amor de Deus, e de nosso Senhor Jesus Cristo por nós, que permitiu-nos o privilégio da salvação! Pense por um minuto, o que seria de nós sem o amor de Deus?

Que o Senhor nos ajude a mantermos nossos olhos fitos nEle; todos os dias! E assim prossigamos em fé, em esperança, em santa ousadia, em obediência, e principalmente, em amor. Aumenta nosso amor, Senhor! Torna-nos amorosos e longânimos como Tu és! Oro em Nome de Jesus, Amém!

2 comentários:

  1. Linda mensagem !!!
    Nos envolve com uma grade vontade de mergulharmos na presença em busca desse fruto maravilhoso que é o amor! Que a cada dia o fogo do amor não se apague em nossos coraçãos!!! "Fogo de Deus derrama em nós paixão pelo teu nome..." Amém !
    Deus os abençoe !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que Deus nos envolva no Seu puro amor! Fique com Deus, Lucas!

      Excluir